Oi queridos, tudo bem?
Como é que vocês estão nesta terça-feira?
Hoje eu quero conversar sobre um assunto muito importante que impacta diretamente no planejamento financeiro de mudança para Portugal.
Estamos perto de completar um ano da guerra entre Rússia e Ucrânia. Desde o início desse confronto assistimos a um movimento jamais esperado na taxa de câmbio. Com a guerra instalada, a crise do petróleo explodiu e vimos o preço dessa commodity chegar às alturas.
Países produtores de petróleo como o Brasil se beneficiaram deste cenário e fortaleceram suas moedas. Se em 2021, com a pandemia, o real foi uma das moedas emergentes que mais se desvalorizaram, agora, com a guerra, figura entre as que mais se valorizaram. É surreal.
E quando o real se valoriza, o dólar e o euro desvalorizam pra nós. É triste dizer, mas é fato que a guerra acabou gerando uma janela de oportunidade para os brasileiros que desejam fazer remessa internacional e aumentar ou ainda iniciar sua reserva financeira em moeda forte.
O que podemos aprender com tudo isso?
Que o imponderável não dorme em serviço. Seja para o bem ou para o mal. Quem poderia imaginar que em pleno 2022 teríamos uma guerra pairando sobre nossas cabeças provocando esse rebuliço todo na economia mundial?
Quem poderia imaginar que seríamos castigados por uma pandemia, que colocaria toda nossa capacidade de resiliência à prova e que jogaria a variação cambial nas alturas?
Pra ser o mais clara possível, quem tinha 100 mil reais guardados no Brasil antes da pandemia viu esse dinheiro virar pó quando a covid entrou em nossas vidas. O euro foi às alturas e o real, uma das moedas mais desvalorizadas em todo mundo. Ao mesmo tempo, esses mesmos 100 mil reais, hoje, com a guerra, valem muito mais que há dois anos, com real valorizado e euro desvalorizado.
Conseguem perceber que não existe o melhor momento para fazer remessa internacional e reserva financeira em moeda forte? Existe “o momento”. A janela de oportunidade existe para ser aproveitada.
Nós podemos te ajudar no processo de reserva financeira em moeda forte através do nosso serviço de operação de câmbio. O Vou Mudar Para Portugal recebeu a chancela do Banco Central para operar como correspondente cambial em Portugal, através do Banco Ourinvest.
Ou seja, total segurança conferida pelo Banco Central e a confiança de uma instituição financeira com mais de 40 anos de atuação no mercado.
Para conhecer o nosso serviço de câmbio, clique neste link: https://jornadaportugal.com.br/cambio/
Beijo gigante!
Pati.