Oi queridos, tudo bem?
Como é que vocês estão nesta quarta-feira?
Como vocês sabem, setembro marca a volta às aulas aqui em Portugal, e neste novo ano letivo, temos uma iniciativa incrível que está sendo ampliada para os alunos do ensino público.
Mais de 20 mil alunos do 3.º ao 12.º anos vão estudar este ano com manuais escolares digitais. Trata-se de um projeto piloto lançado pelo governo português, que pretende substituir gradativamente os manuais em papel.
E quando eu falo gradativamente é no sentido literal da palavra mesmo. Existe um cuidado muito grande por parte do governo e do Ministério da Educação que essa iniciativa não prejudique o desempenho escolar e que preserve o bem-estar dos alunos.
Num primeiro momento, os manuais digitais serão materiais de apoio e não de substituição. Há um cuidado em limitar o tempo de tela dos alunos, uma vez que o uso de celulares e tablets já faz parte da rotina deste público no ambiente fora da escola.
A substituição dos livros em papel por manuais digitais vai chegar este ano letivo a 160 escolas, segundo dados do Ministério da Educação.
De acordo com o Ministério, o calendário da chegada dos manuais digitais aos diferentes níveis de ensino varia de escola para escola, cabendo às direções escolares decidir quando deve ser feita essa substituição.
Esta é a 4.ª fase do Projeto-Piloto Manuais Digitais que vai contar com a participação de 160 escolas, 1.153 turmas e cerca de 21.260 alunos.
O número de alunos que utilizam manuais digitais quase duplicou em relação ao ano passado. No ano letivo 2022/2023, o novo modelo chegou a 11.437 alunos de 575 turmas de 68 agrupamentos de escolas e escolas não agrupadas.
O ministro da Educação, João Costa, revelou que espera que até ao fim da legislatura, que termina em 2026, todas as escolas tenham adotado os manuais digitais.
Sem dúvida é um projeto ousado e muito ambicioso. O mais importante é que está sendo implementado de forma faseada e avaliado constantemente.
Não poderia ser melhor. Este é o meu pequeno e belo Portugal!
Beijo gigante!