| 24.01.2023 |

Por que os imigrantes são importantes para Portugal?

Oi queridos, tudo bem?

Como é que vocês estão nesta terça-feira?

Hoje eu quero mostrar a vocês um dado super importante que atesta a importância da imigração para Portugal.

Em 2022, Portugal atribuiu o estatuto de proteção temporária a 56 mil cidadãos que fugiram da guerra na Ucrânia e concedeu 113 mil novas autorizações de residência a estrangeiros, alcançando um total de 757 mil estrangeiros com estatuto legal de residente em Portugal. É um recorde que, aliás, tem sido batido quase todos os anos.

Desde o início do milénio que a população portuguesa está em queda, devido ao baixo índice de fecundidade e à emigração. Portugal apenas mantém uma população total acima dos 10 milhões de habitantes graças à imigração. Em 2021, caso não houvesse imigrantes, a população total em Portugal seria de apenas 9,65 milhões de habitantes.

Por outro lado, a população portuguesa está muito envelhecida e o aumento da imigração tem atenuado parcialmente este índice, uma vez que os imigrantes são, normalmente, pessoas em idade activa ou crianças.

Em 2021, o índice de envelhecimento dos portugueses era de 189 idosos, com mais de 65 anos, por cada 100 jovens, com menos de 15 anos, ao passo que, no caso dos estrangeiros residentes em Portugal, era de 101 idosos por cada 100 jovens.

Esta realidade tem impacto também na sustentabilidade da Segurança Social. Em 2021, as contribuições para a Segurança Social dos imigrantes foram de 1,2 milhões de euros, e as prestações sociais de apenas 325 milhões de euros, resultando, assim, num saldo positivo de 968 milhões de euros.

Definitivamente os imigrantes exercem um papel fundamental em diversos aspectos sócio-econômicos de Portugal.

Beijo gigante!

Pati.