Oi queridos, tudo bem?
Como é que vocês estão nesta quarta-feira?
Hoje eu quero trazer uma reflexão super importante para você que pretende morar em Portugal. Vocês já pararam para pensar o que buscam neste pequeno e belo país?
Eu converso diariamente no meu Instagram com muitos brasileiros que dizem ter chegado no limite. São pessoas que querem deixar o país por uma série de motivos, mas um aspecto me chama muito a atenção: muitas dessas pessoas querem sair do Brasil, mas não sabem o que querem buscar em Portugal.
Vejam, esse é um detalhe super importante. Mudar de país não é um planejamento de fuga. Mudar de país exige um planejamento daquilo que você busca. É ter certeza sobre o que você não quer mais na sua vida.
Quando eu escolhi mudar para Portugal eu tinha isso muito bem claro na minha cabeça: eu não queria mais ser refém da violência. Não queria continuar expondo os meus filhos ao perigo. Tudo isso estava me fazendo muito mal.
Eu não aguentava mais viver em estado de alerta, não poder baixar os vidros do carro, não ter a liberdade de sair com o celular na mão para registrar os momentos da minha vida com meus filhos.
Seis anos depois eu posso dizer a vocês que buscar a segurança que Portugal oferece foi a melhor coisa que eu fiz na minha vida.
Eu alcancei aqui o que eu buscava.
Eu buscava a paz e a segurança. E isso Portugal tinha a me oferecer. Eu vivo sem medo. Os meus filhos ficam soltos na praia, nas praças e nos parques sem a menor preocupação. Isso não tem preço.
Agora, olha só, tudo isso era o que eu, Patrícia, queria.
E vocês, já fizeram esse exercício interno? Já se perguntaram o que vocês buscam em Portugal? O que Portugal pode entregar a cada um de vocês?
Façam esse exercício, ele é parte do seu planejamento de mudança. Não basta apenas fugir daquilo que nos aflige. É preciso ter em mente o que queremos buscar e o que o país tem a nos oferecer.
Beijo gigante!
Pati.