Oi queridos, tudo bem?
Como é que vocês estão nesta quinta-feira?
Hoje eu quero conversar com vocês sobre qualidade de vida.
Gastar o precioso tempo livre com a família, sem medo de sair às ruas, viajar pela Europa pagando pouco, aproveitar a estrutura pública de lazer, enfim, uma série de vantagens que só estando em Portugal mesmo. Definitivamente é isso o que eu chamo de qualidade de vida.
Agora, um ponto muito importante que precisa ficar claro: qualidade de vida não significa trabalhar menos. Aliás, esse mito precisa ser quebrado. Principalmente quando se é imigrante. Porque vida de imigrante não é fácil.
Não é porque você vai chegar num país com uma língua semelhante à que você fala que tudo vai ser fácil. Tenha em mente que Portugal não é um país da América do Sul. Aqui é Europa e o português é europeu, pensa como europeu e age como europeu. Próximo ao brasileiro somente a língua. E olhe lá porque muitas vezes você nem entende o que eles falam.
Não é à toa que eu sempre pergunto para as pessoas que querem mudar para Portugal se elas têm perfil de imigrante. E o que é ter perfil de imigrante? É estar preparado para o novo, é saber que vai ter de aprender a lidar com a saudade, é estar aberto para conhecer uma nova cultura, com novos valores, é entender que vai ter de trabalhar muito para ganhar a vida em euros.
Uma das perguntas que as pessoas mais me fazem é: Patrícia, é difícil mudar para Portugal? Sim, é difícil mudar para Portugal. Exige planejamento, reserva financeira, preparo emocional, muuuuuuuuuuito conhecimento. Assim como também é difícil ficar no Brasil com a violência, o medo, a falta de liberdade e esperança.
Uma hora a gente precisa escolher “qual difícil” nós queremos para a nossa vida. Lembrem o que eu sempre digo: tudo é ônus e bônus.
Vamos ser francos? Não existe nada fácil nessa vida. Afinal, o que você quer? O que você busca para a sua família? O que Portugal tem pra te entregar? Faça essa reflexão, construa essa ponte que vai permitir que você atravesse o Oceano com segurança e paz no coração.
Beijo gigante!
Pati.