Oi queridos, tudo bem?
Como é que vocês estão nesta segunda-feira?
Eu escrevo esse post aqui de Barcelona, na Espanha, onde vim passar as férias com o Gui e as crianças.
Muitos não sabem, mas agosto é o mês das férias na Europa, afinal, é o auge do verão e muitas famílias se programam o ano inteiro para viajar nesse período.
Nós, que não somos de ferro, também aproveitamos para dar uma pausa e relaxar um pouco.
Escolhemos Barcelona, no nordeste da Espanha, para recarregar nossas baterias. Pra quem mora em Portugal chegar aqui de avião é muito fácil. Em apenas uma hora e meia de voo, partindo de Lisboa, você aterrisa no aerporto de Barcelona.
Há quem se aventure a vir de carro, mas aí vai precisar gastar pneu porque leva, no mínimo, 12 horas, sem paradas. Pode parecer insano, mas esse é um roteiro muito comum entre os portugueses, que adoram pegar uma estrada, afinal, elas são muito bem cuidadas.
Essa é, sem dúvida, uma das grandes vantagens de morar na Europa. Poder viajar para os países do continente de forma rápida, segura e barata.
E até para as viagens de férias o planejamento é tudo!
As empresas áereas lowcost oferecem passagens com preços muito convidativos para quem faz a compra com bastante antecedência. Agora, precisa otimizar a bagagem porque pra pagar menos você só pode levar uma mala de bordo por pessoa.
Eu sei que é um sacrifício, mas no final a gente percebe que não precisa de tanta coisa pra fazer uma viagem de turismo. E no verão, nem precisa colocar tanta coisa dentro da mala. Por aqui o clima está super favorável para uma boa carioca que gosta de sol: muito calor logo cedo.
Ontem nós chegamos, alugamos um carro e fomos direto para o estádio de futebol assistir a uma partida do Barcelona. Pra nossa sorte o time da casa venceu com dois gols de vantagem. É claro que o João, devidamente uniformizado, ficou igual a um pinto no lixo dentro do estádio acompanhando todo o espetáculo.
Proporcionar essa vivência para os nossos filhos não tem preço.
Em cada viagem que nós fazemos o João e a Valentina têm contato com novas culturas, novas línguas, novos hábitos, ampliam a sua formação e têm acesso a um universo repleto de novas descobertas. Eles tornam-se cidadãos do mundo.
Foi exatamente isso que eu quis para os meus filhos quando tomei a decisão de mudar para a Europa, há seis anos.
Estou muito feliz em poder viver esse sonho ao lado deles.
Bora começar mais uma semana com muita energia para aproveitar as férias.
Beijo gigante!
Pati.