| 30.03.2023 |

Mudar para Portugal. Por onde comecar?

Oi queridos, tudo bem?

Como é que vocês estão nesta quinta-feira?

Essa é a pergunta que eu mais recebo todos os dias no meu Instagram e nos meus emails. As pessoas são bombardeadas por tantas informações nas redes sociais que acabam ficando confusas e cheias de dúvidas quando o assunto é mudar para Portugal. Para quem é leigo no assunto, fica difícil separar o que é confiável e útil daquilo que é falso. 

E para ficar mais fácil responder à pergunta “Por onde começar”, eu dividi a resposta em seis passos fundamentais para que você possa avaliar o processo de mudança para Portugal e poder começar se fizer sentido para você mudar.

A minha expectativa é que depois desses passos você esteja totalmente preparado para dar um passo maior: começar de fato o seu planejamento de mudança para Portugal.

Para isso nós temos um curso, a Jornada Portugal, que aprofunda os temas da mudança, com conteúdo denso e a participação de especialistas nos mais diversos assuntos ligados ao processo de  mudança para Portugal, além de mentorias em grupo comigo.

Neste link você pode se inscrever na lista de espera da próxima turma da Jornada Portugal: https://bit.ly/ListaESPJP 

Muitas vezes esperamos apenas por números mágicos. “Para você começar, você precisa se planejar por 30 dias, juntar 10.000 reais e pronto. Vai dar tudo certo.” Queridos, não tem número mágico. Não é simples e é por pensar assim que muitos mudam e voltam.

Eu não quero que você volte. Eu quero que você mude para Portugal e fique. Fuja do fácil. É o que é e pronto. Se não for para você agora, vai ser mais para frente. O importante é vir com estrutura para ficar.

Primeiro passo – Você precisa entender se Portugal é mesmo para você. E isso você só vai poder decidir se tiver conhecimento. Você precisa entender o que é esse pequeno e belo país, precisa ter uma radiografia completa até mesmo para perceber de repente que Portugal não é para você ou que não é o momento para você dar um passo maior.

Segundo passo –  Saber se você tem um perfil de imigrante. Porque não adianta você se encantar por Portugal (ou por qualquer outro país) se você vai ter dificuldade de se adaptar ao novo.

Terceiro passo –  Como eu posso migrar legalmente para Portugal? Quais as opções que eu tenho? O que eu posso lhe dizer é que Portugal é um dos países com mais possibilidades de migração legal, ainda mais para cidadãos de países de língua portuguesa como o Brasil. Mais uma vez, você precisa de conhecimento para escolher os caminhos certos na hora certa.

Quarto passo –  Portugal é pra mim, tenho o perfil para migrar, me encaixo em determinado tipo de visto. Mas e aí? Quanto vai custar essa mudança? Quanto eu vou gastar no meu dia a dia? Como eu vou me planejar financeiramente para essa mudança?

Quinto passo –  Como eu vou me sustentar? Em quê eu vou trabalhar? Onde há melhores oportunidades de emprego? Porque sem ter como se manter, a conta não fecha e todo o seu sonho pode virar um pesadelo.

Sexto passo – Quais são os documentos necessários em Portugal para eu cruzar o oceano e chegar do outro lado com tranquilidade e segurança.

Percebem como o conhecimento é crucial para o sucesso do seu planejamento de mudança?

Em breve eu vou abrir uma nova turma para a Jornada Portugal, que é o meu curso completo de planejamento de mudança segura e legalizada. Eu recomendo fortemente que você faça a sua inscrição na lista de espera porque a procura está grande.

Assegure a sua participação neste link: https://bit.ly/ListaESPJP 

Beijo gigante!

Pati.