| 09.06.2023 |

Junho é o mês das Festas dos Santos Populares em Portugal

Oi queridos, tudo bem?

Como é que vocês estão nesta sexta-feira?

Eu estou empolgadíssima com a chegada do mês de Junho, quando comemora-se os Santos Populares aqui em Portugal, com festas e arraiais nas noites de Santo António, de São João e de São Pedro.

As principais são as Festas de Lisboa, entre 12 e 13 de junho, dia de Santo António, e as do Porto, na noite de 23 para 24 de junho, quando se celebra o São João.

São festas muito animadas, em que a população vem para a rua comer, beber e se divertir pelos bairros populares, decorados com arcos, balões coloridos e manjericos, muuuuuuuitos manjericos. 

Em Lisboa, as marchas populares de cada bairro desfilam pela Av. da Liberdade em direção ao Rossio, enchendo a rua de centenas de figurantes, música e cores.

A animação segue ainda nas ruas desses bairros, com destaque para Alfama, Graça, Bica, Mouraria e Madragoa. Nos largos e vielas, muito caldo verde e sardinha assada, cantoria e dança à noite inteira!

A procissão de Santo António, que no dia 13 sai da sua igreja, situada em Alfama, junto à Sé, no local onde este santo nasceu, por volta de 1193, é também um grande acontecimento. 

No Porto, a festa é idêntica em cor e alegria nos bairros mais tradicionais, como Miragaia, Fontainhas, Ribeira, Massarelos entre outros. E por lá há ainda outros usos e costumes: antigamente os foliões batiam com o alho-porro na cabeça dos companheiros, hoje, são os martelinhos de plástico que dão o tom da brincadeira.

Uma cena im-per-dí-vel da festa no Porto são os fogos-de-artifício, lançados à meia-noite em pleno rio Douro, onde também se lançam balões de ar quente multicoloridos. É muito impressionante.

No dia 29 de junho comemora-se ainda o São Pedro, também com festas populares em várias localidades do país, como Sintra ou Évora, ambas na lista do Património Mundial.

Évora, aliás, tem a particularidade de celebrar dois santos populares, onde é realizada desde o séc. XVI a feira de São João, uma das maiores da região sul de Portugal, comemorando também o dia de São Pedro como feriado municipal.

São nestas festas que ainda resistem práticas como saltar a fogueira e oferecer à namorada ou ao namorado, pequenos vasos de manjerico.

Lindo de ver, ouvir e sentir.

Esse é o meu pequeno e belo Portugal.

Beijo gigante!