Oi queridos, tudo bem?
Como é que vocês estão nesta quarta-feira?
Eu tenho recebido muitas mensagens de seguidores do meu Instagram sobre qual a melhor moeda para fazer a reserva financeira: dólar ou euro?
Vamos a um exercício rápido e prático?
Usado como referência para contratos internacionais, o dólar não é a moeda mais cara do mundo. O euro e a libra esterlina, do Reino Unido, por exemplo, têm cotações maiores.
O que define o valor de uma moeda, na prática, é a oferta e a demanda.
A maior quantidade de dólar no mercado puxa o valor do câmbio americano para baixo, o que aumenta sua liquidez e deixa a moeda “mais barata” que o euro e a libra esterlina.
O dólar, por se tratar de uma moeda usada como padrão em contratos internacionais, acaba tendo muito mais oferta no mercado. Além disso, o câmbio americano é usado como reserva internacional em bancos centrais de todo o mundo.
O dólar representa 59% das reservas internacionais de outros países. O
euro, desde sua criação, em 1999, tem flutuado em torno de 20%. Diferentemente do dólar, o euro foi criado para atender a demanda de diversos países para ser capaz de competir com a libra esterlina.
Certamente você já está com uma perguntinha na sua cabeça: se o dólar não é a moeda mais cara do mundo, por que então eu devo fazer minha reserva financeira em euros? A resposta é simples, porque você vai morar em Portugal, um país da Europa, onde todos os seus custos serão em euros e não em dólar.
E como você transforma reais em euros e faz a reserva financeira em moeda forte para o seu planejamento de mudança para Portugal?
Conosco, é claro!
O Vou Mudar Para Portugal recebeu a chancela do Banco Central do Brasil para operar como mesa de câmbio. Ou seja, toda a confiança conferida pela principal autarquia do sistema financeiro brasileiro.
Para fazer a sua operação de câmbio conosco, clique neste link: https://bit.ly/VMPCambio
Beijo gigante!
Pati.