| 14.08.2023 |

Dia dos Pais em dose dupla em Portugal

Oi queridos, tudo bem?

Como é que vocês estão nesta segunda-feira?

Eu estou muito feliz porque ontem comemoramos pela segunda vez neste ano o Dia dos Pais aqui em Portugal, versão brasileira.

Não sei se você sabe, mas em Portugal o Dia do Pai, como os portugueses chamam, é comemorado no dia 19 de março e não no segundo domingo de agosto, como acontece no Brasil.

O Dia do Pai em Portugal coincide com o Dia de São José, que é um santo popular da igreja católica, um modelo de pai, de marido e um protetor da família.

De acordo com a Sagrada Escritura, José de Nazaré aceitou a tarefa de criar e amar um filho que um dia salvaria o mundo. Foi considerado o padroeiro dos trabalhadores, dos carpinteiros, dos pais e das famílias e, dada a sua dedicação, a igreja dedicou-lhe o dia 19 de março.

Mas não importa, seja em março, seja em agosto, a gente sempre festeja com o Gui os Dias dos Pais.

É muito bom poder comemorar duas vezes no ano. Talvez o Gui tenha ganhado esse privilégio por ter se tornado pai de gêmeos de uma só vez.

O fato é que ele é um grande paizão, o melhor pai que a Valentina e o João podem ter. A sorte também é deles que ganharam um grande companheiro, um verdadeiro mentor, que compartilha diariamente todo o seu conhecimento e aprendizado de vida para transformá-los em cidadãos do mundo.

A melhor escolha que o Gui fez para a Valentina e o João foi ter mudado para Portugal. Foi a escolha de uma vida com liberdade, com oportunidades, a escolha de um futuro digno e muito promissor pra eles.

E eu entendo que nós, mães e pais, temos o peso da responsabilidade de guiarmos os nossos filhos para que eles possam construir o seu amanhã sustentados por sólidos alicerces.

Escolher mudar para Portugal com eles, quando ainda tinham apenas 5 anos de idade, foi uma decisão baseada nesse pressuposto.

Seis anos depois eu olho pra trás e eu tenho certeza que foi a melhor coisa que fizemos para eles. Hoje eles são livres, vivem sem medo, e nós também, porque se eles estão seguros nós nos sentimos aliviados.

Mas não é só isso. A Valentina e o João estão inseridos num universo repleto de novas descobertas. Eles têm apenas 11 anos, mas já deram passos significativos em suas vidas para se tornarem cidadãos do mundo.

Eu tenho certeza que este é o melhor presente que um pai pode ganhar: um futuro digno para os seus filhos.

Bora começar a semana com muita energia!

Beijo gigante!

Pati.