Oi queridos, tudo bem?
Como é que vocês estão nesta quarta-feira?
O INE – Instituto Nacional de Estatística de Portugal divulgou o resultado do Censo 2021 e eu resolvi compartilhar alguns dados que são importantes para o conhecimento de vocês.
Em dez anos o número de estrangeiros em Portugal cresceu 37%. A maioria é formada por brasileiros. Quando o censo foi realizado, em abril de 2021, havia 542.314 estrangeiros no país, o que representa 5,2% de toda a população residente, contra 3,7% em 2011. A comunidade brasileira é formada por 199.810 pessoas, seguida pelos angolanos (31.556) e cabo-verdianos (27.144).
Os resultados do censo revelaram ainda que a população de Portugal diminuiu nos últimos dez anos e está mais envelhecida e concentrada no Litoral. A população encolheu 2% na última década, totalizando em 10.343.066 de residentes. As únicas regiões do país que apresentaram crescimento populacional foram a do Algarve (3,6%) e a Área Metropolitana de Lisboa (1,7%).
Um ponto importante que vale a pena destacar é que o desequilíbrio na distribuição da população pelo território português se agravou. Cerca de 20% de toda a população está concentrada em sete municípios que não ocupam mais do que 1% da área do território nacional. Os municípios menos povoados, por sua vez, onde se concentra também 20% da população, ocupam 65% do território do país.
A idade média da população aumentou para 45 anos. Três anos a mais do que o registrado em 2011. De acordo com os números do censo, Portugal passou a ter 182 idosos para cada 100 jovens. Há 10 anos essa proporção era de 128 idosos para cada 100 jovens. As pessoas com 65 ou mais anos de idade são já 23,4% da população, enquanto as crianças e jovens até os 14 anos de idade são apenas 12,9% dos residentes.
Meus amigos queridos, esses dados fazem toda a diferença no seu processo de mudança para Portugal. É imprescindível conhecer a radiografia do país em que você pretende morar. Essas informações são cruciais para a tomada de decisão e direcionamento do planejamento de mudança.
Na Jornada Portugal, nós abordamos diversos aspectos como estes, que te ajudam a cruzar o oceano de forma segura e legalizada.
Conheça o curso e inscreva-se na lista de espera da próxima turma neste link: https://antigo.voumudarparaportugal.com/jornada-portugal/
Beijo gigante!
Pati.