| 16.11.2022 |

Como mudar para Portugal de forma segura e legalizada?

Oi queridos, tudo bem?

Como é que vocês estão nesta quarta-feira?

Hoje eu quero conversar com vocês sobre um assunto que me deixou muito, mas muito preocupada mesmo.

Nesta semana o Consulado Geral do Brasil em Lisboa publicou um comunicado em seu perfil do Instagram sobre um fato muito relevante. Houve um aumento significativo de pedidos de repatriamento de cidadãos brasileiros recém chegados em Portugal, que afirmam não ter condições de arcar com o custo da passagem de volta ao Brasil.

Ou seja, essas pessoas entraram como turistas, de forma irregular, afinal, a apresentação do bilhete de retorno é exigida pela autoridade imigratória para assegurar junto à companhia aérea a manutenção do trecho de retorno ao Brasil.

E aí vocês vão me perguntar: mas como entram em Portugal sem a passagem de volta? Pois é meus amigos queridos, possivelmente essas pessoas cancelaram o bilhete posteriormente e permaneceram no país.  

Isso é extremamente grave. Confirma que há muitos brasileiros desembarcando em Portugal para tentar a vida aqui sem o menor planejamento, sem a menor reserva financeira, permanecendo no país de forma irregular.

Eu realmente fico abalada emocionalmente com uma notícia como esta. São sonhos não realizados, famílias despedaçadas emocionalmente e financeiramente por não fazerem a lição de casa: planejamento. Eu entendo a angústia e a ansiedade das pessoas que buscam uma vida melhor. Eu já vivi isso na pele, sei bem como é. Mas não se pode transformar o sonho em pesadelo. 

Eu acabei de voltar do Brasil depois de cinco anos sem pisar na terra onde eu nasci. Conversei com muitos brasileiros que querem mudar para Portugal. Fui ao supermercado, ao shopping, aos restaurantes e pude ver de perto a realidade do custo de vida por lá. Realmente fiquei surpreendida ao encontrar um cenário que eu não imaginava.

Sei que cada família tem uma busca diferente. Trabalho, estudo, segurança, qualidade de vida. Cada pessoa que pensa em atravessar o oceano espera encontrar um país melhor para se viver, seja para si ou toda sua família.

Em momentos como este eu não vejo outra alternativa a não ser ser repetitiva. Portugal não é o país do jeitinho. Portugal não é o país do “se vira nos 30”. Portugal não é o 27º Estado brasileiro. Mudar de país exige planejamento e conhecimento. Tirem a lente cor-de-rosa: a vida de imigrante não é fácil pra ninguém.

Existem diversas formas legais para entrar em Portugal através dos vistos de residência ou temporários, ou mesmo através da nacionalidade portuguesa. Ainda assim, não é possível tentar a sorte sem reserva financeira, sem entendimento sobre a realidade econômica do país.

Não coloque a sua vida ou a de sua família em risco. Venha, mas faça isso de forma segura e legalizada.

Todos os dias eu posto no meu Instagram conteúdo relevante para te ensinar a fazer o planejamento de mudança. Se você ainda não segue o meu perfil, clique neste link: https://www.instagram.com/voumudarparaportugal/  

Beijo gigante!

Pati.