| 04.11.2022 |

Como fica o câmbio após as eleições e como isso afeta sua reserva financeira para Portugal?

Oi queridos, tudo bem?

Como é que vocês estão nesta sexta-feira?

Passado o período de alta volatilidade que antecedeu as eleições no Brasil, o que podemos esperar da taxa de câmbio, agora que já sabemos quem será o próximo Presidente da República? 

Num primeiro momento, o mercado externo recebeu de forma positiva o resultado do segundo turno. A semana começou com a Bolsa em alta e a taxa de câmbio em queda.

Para se ter uma ideia, desde segunda-feira o euro acumula uma baixa de mais de 3% no valor da cotação para compra. Ontem, atingiu o valor de R$ 4,97 na cotação comercial para compra. O dólar também seguiu o mesmo caminho, com diminuição de mais de 2%.

Os investidores entendem, num primeiro momento, que o novo governo, voltado para políticas sociais e ambientais, é mais aberto ao diálogo para o desenvolvimento de uma política externa.

Entretanto, ainda é muito cedo para apostar numa queda brusca da taxa de câmbio por dois motivos: não há definição da equipe econômica do novo governo e os fatores externos à política e economia do Brasil ainda contribuem para aumentar a volatilidade.

Na quarta-feira, o Banco Central Americano subiu novamente sua taxa de juros para 4%, praticamente o dobro da taxa de juros praticada pelo Banco Central Europeu. A inflação ainda é um problema global e está muito longe de arrefecer no curto prazo. Como se não bastasse, ainda temos as questões relacionadas com a China e a guerra da Rússia contra a Ucrânia.

Portanto, meus amigos queridos, por mais que a gente tente enxergar algo na bola de cristal, estaremos sempre sujeitos a uma série de fatores que podem influenciar da noite para o dia a variação cambial.

É por isso que, quando me perguntam qual o melhor momento para comprar euros e fazer a reserva financeira em moeda forte, eu respondo: agora. Agora é sempre um bom momento.

Nós podemos te ajudar em todo esse processo.

O Vou Mudar Para Portugal recebeu a chancela do Banco Central para operar como correspondente cambial no Brasil através do Banco Ourinvest. Ou seja, total segurança conferida pelo Banco Central e a confiança de uma instituição financeira com mais de 40 anos de atuação no mercado como banco de câmbio.

Para fazer sua operação de câmbio conosco, clique neste link: https://jornadaportugal.com.br/cambio/

Beijo gigante!

Pati.