Oi queridos, tudo bem?
Como é que vocês estão nesta segunda-feira?
Por aqui em Portugal está um dia lindo, com céu azul, sem nenhuma nuvenzinha, mas ainda um friozinho de castigar qualquer carioca como eu. Acordamos hoje com o termômetro na casa dos 6ºC. Não é mole não.
Eu estava fazendo os meus apontamentos em minha agenda e descobri que hoje é Dia Mundial da Liberdade. Quando eu li isso, fiquei muito mexida porque, se tem uma coisa que eu conquistei nestes últimos cinco anos aqui em Portugal, foi a liberdade.
A liberdade de poder andar de carro com todas as janelas abertas sem precisar ficar o tempo todo em estado de alerta, com medo de ser assaltada. Da mesma forma, a liberdade de poder usar o meu celular nas ruas sem medo de que o aparelho seja levado a qualquer momento.
Mas a liberdade que eu busquei e encontrei aqui em Portugal vai muito além disso. A liberdade de meus filhos poderem brincar na praia e nos parques sem a menor preocupação.
A liberdade de não se preocupar com a roupa que eu vou vestir para jantar fora porque aqui ninguém vai reparar em mim e no que eu estou vestindo. Sim, aqui você pode ser quem você quiser e ninguém vai dar bola pra isso. A mesma liberdade de poder sair desse restaurante tarde da noite e ir buscar meu carro a dois quarteirões sem o menor perigo.
A liberdade de chegar em casa, deixar o carro estacionado na rua, abrir o portão e entrar sossegadamente porque ninguém vai colocar uma arma na minha cabeça e fazer a minha família refém dentro da própria casa.
Sim, meus amigos queridos, a liberdade aqui, definitivamente, passa pela sensação de segurança em todos os cantos que percorremos em Portugal. E vocês não imaginam o efeito que esse benefício tem sobre a nossa saúde física e mental.
Mas eu não conquistei tudo isso da noite para o dia. Quando eu resolvi que vinha buscar a liberdade em Portugal eu me preparei para isso. Eu estudei, planejei, fiz contas, aliás, muitas contas, construí minha reserva financeira e busquei formas de entrar no país legalmente, sem aventuras e sem colocar minha família em risco.
É claro que ao longo dessa trajetória surgiram diversos obstáculos no meu planejamento de mudança. Mas eu poderia ter ficado reclamando de todos eles, deixado que se transformassem no meu limite para não transformar o meu sonho em realidade.
Eu vou seguir aqui com o meu propósito de te oferecer o melhor conteúdo para você transformar informação em conhecimento. E definitivamente só se muda para Portugal de forma segura e legalizada com muito conhecimento. Aqui não tem jeitinho.
Meus amigos queridos, uma semana incrível pra todos nós.
Beijo gigante!
Pati.