| 01.09.2023 |

Como anda a economia de Portugal?

Oi queridos, tudo bem?

Como é que vocês estão nesta sexta-feira?

Ontem o INE – Instituto Nacional de Estatística divulgou indicadores importantes da economia portuguesa que eu quero compartilhar com vocês porque impactam diretamente no seu planejamento de mudança.

Em relação à inflação, estávamos num bom caminho, há nove meses que ela vinha em queda, mas eis que os números de Agosto surpreenderam e tivemos uma ligeira alta, fechando em 3,7%, depois dos 3,1% registrados em Julho.

Nada assustador, mas pra ficar com o radar ligado.

Essa aceleração é justificada em grande parte pelo aumento nos preços dos combustíveis. Na zona do euro a inflação estabilizou em 5,3%.

A má notícia é que com este índice de inflação, os aluguéis poderão subir 6,9% em 2024, caso o governo não faça uma nova intervenção, como ocorreu neste ano, para estabelecer um teto limite para a reajuste dos aluguéis, hoje fixado em 2%.

Já o PIB cresceu 2,3% no segundo trimestre, mas os número mostram uma estagnação da economia, já que no primeiro trimestre o PIB havia crescido 2,5%.

A taxa de desemprego, por sua vez, baixou para 6,3% em Julho, ou 330 mil pesoas desempregadas em todo o país, menos 1% que no mês anterior. Na zona do euro, a taxa de desemprego estabilizou em 6,4% em Julho. A taxa de desemprego mais alta na zona do euro foi registrada na Espanha, e a mais baixa, em Malta.

Nesta semana completamos um ano e meio de guerra da Rússia contra a Ucrânia. Desde fevereiro de 2013, a inflação tornou-se um problema global e a alta dos juros foi a política monetária adotada pelas grandes economias para frear a subida dos preços, sobretudo nos alimentos.

A exemplo dos bancos centrais das maiores economias do mundo, o Banco Central Europeu também subiu sua taxa de juros, fixando o índice em 4,25% ao ano em Julho, a taxa mais alta desde 2008.

No dia 14, a presidente do BCE, Christine Lagarde, anunciará se manterá a taxa neste índice ou se ainda promoverá uma nova alta. Uma baixa está completamente descartada.

O momento ainda é muito delicado, desde o início da guerra os países de todo o mundo enfrentam desafios dirários para salvaguardar suas economias.

Por isso que planejamento e a reserva financeira são cruciais para o sucesso do seu processo de mudança.

Paciência e perseverança tem o efeito mágico de fazer as dificuldades desaparecerem e os obstáculos sumirem. Nunca deixem de sonhar! 

Um final de semana incrível a todos!

Beijo gigante!