| 13.12.2022 |

Estudantes brasileiros são maioria entre os estrangeiros no ensino superior em Portugal

Oi queridos, tudo bem?

Como é que vocês estão nesta terça-feira?

Bora começar a semana com uma notícia incrível!

Portugal nunca teve tantos alunos estrangeiros nas universidades.  Estavam inscritos 69.965 estudantes estrangeiros no ensino superior em Portugal no ano letivo passado.

É um aumento significativo em relação ao ano anterior. No ano letivo de 2020/2021 havia em Portugal cerca de 59 mil alunos vindos de outros países para o ensino superior.

Em 2021/2022 a subida foi de mais de 10 mil estudantes.

Os dados confirmam a tendência: os estrangeiros preferem cada vez mais o ensino superior português. Há cerca de dez anos, o número rondava os 31 mil.

Uma diferença de quase 39 mil estudantes estrangeiros.

Apesar de um significativo número de estudantes vindos dos países Africanos de Língua Portuguesa (PALOP), um país do outro lado do Oceano Atlântico ocupa o primeiro lugar no pódio.

Podem adivinhar? Isso mesmo! Os alunos brasileiros são os que mais procuram o ensino em Portugal, seguidos pela Guiné- Bissau, Cabo Verde, Angola e Espanha.

França, Itália, Alemanha, Moçambique e China estão também listados entre os países que mais enviam jovens para as universidades e politécnicos portugueses.

Definitivamente este é um reflexo da qualidade do ensino superior português. Não à toa, uma boa parte dos jovens que se formam por aqui trilham uma carreira de sucesso em outros países da Europa.