| 01.12.2022 |

Restauração da Independência marca o fim do domínio espanhol sobre Portugal

Vou Mudar para Portugal Gui Pacheco
@voumudarparaportugal

No dia 1 de dezembro de 1640, nobres portugueses invadiram o Paço Real e mataram Miguel de Vasconcelos, o representante da Espanha em Lisboa, clamando a D. João, duque de Bragança, como rei de Portugal.

Este fato, que poderia ser perfeitamente um episódio de uma série épica da Netflix, marca a Restauração da Independência de Portugal, após um período de domínio de 60 anos, de 1580 a 1640, da chamada União Ibérica entre Portugal e Espanha.

A União Ibérica gerou problemas à população portuguesa, com sobrecarga de impostos e envolvimento de Portugal nos conflitos da Espanha.

Com a morte do jovem D. Sebastião na batalha de Alcácer-Quibir, Portugal enfrentou um problema de sucessão. Após o insucesso do Cardeal D. Henrique no comando da monarquia, Portugal foi regido por três reis da Espanha, durante 60 anos, período que ficou conhecido por Domínio Filipino.

A Restauração da Independência é um feriado nacional em Portugal. A partir de 2013, como parte de um pacote de medidas que visavam aumentar a produtividade, o governo português decidiu eliminar a celebração desta data. Entretanto, a comemoração da Restauração da Independência Portuguesa foi retomada como um feriado, em 2016.

Este é mais um episódio importante da história portuguesa. No curso de planejamento de mudança Jornada Portugal nós também traçamos um panorama geral sobre toda a história de Portugal. Alianças, traições, mortes, paixões.

Um roteiro digno de cinema e uma história que começa muito antes da do Brasil, no período em que Portugal já era considerado uma grande potência mundial.

Inscreva-se na lista de espera da próxima turma do curso Jornada Portugal. Clique neste link: https://bit.ly/ListaESPJP

Vou Mudar para Portugal Gui Pacheco
@voumudarparaportugal