| 26.06.2023 |

Nunca pare de sonhar!

Oi queridos, tudo bem?

Como é que você estão nesta segunda-feira?

Eu tenho recebido muitas mensagens dos meus seguidores no meu canal do Instagram me questionando se ainda vale a pena mudar para Portugal.

Sendo muito transparente, clara e objetiva: sim, ainda vale a pena mudar para Portugal.

É verdade que o país passou por uma breve turbulência na economia desde o início da guerra da Rússia contra a Ucrânia. Os preços aumentaram, sobretudo os da energia e do gás, além dos alimentos nos supermercados.

Felizmente esse transtorno já faz parte do passado.

A inflação em Portugal vem caindo há sete meses consecutivos. Os preços da energia e do gás voltaram ao patamar de antes da guerra e nos supermercados a situação está controlada.

O governo agiu muito rápido e promoveu a isenção de impostos para uma série de produtos alimentícios, o que trouxe alívio para o bolso de todos.

Os aluguéis não param de subir, é verdade. Mas este é um problema que tem explicação na lei de mercado: grande procura e baixa oferta. Não é novidade para ninguém que o número de imigrantes só aumenta em Portugal e, consequentemente, a procura por um imóvel para alugar, também.

Mas este também é um obstáculo que pode ser vencido.

Se o aluguel nos principais centros urbanos como Lisboa, Oeiras ou Cascais não cabe mais no seu bolso, é perfeitamente possível ampliar o horizonte e colocar no seu radar outras regiões com custo de vida mais baixo.

O mesmo vale para oportunidades de trabalho.

É verdade que nos grandes centros urbanos há mais opções de trabalho, mas também são regiões mais caras. Cidades médias no interior podem ser uma boa opção, como por exemplo Braga, Aveiro e Leiria, que já caíram no gosto dos brasileiros. Tudo vai depender do seu ramo de trabalho e da sua flexibilidade em eventualmente migrar de atividade.

Portugal não é apenas Lisboa, é muito mais do que você pode imaginar.

E pode confiar, você vai encontrar a mesma eficiência dos serviços públicos nas áreas de saúde, transporte e educação em muitas outras cidades fora do eixo metropolitano. Não esqueça que estamos falando do padrão de vida europeu.

Percebe como é importante ampliar o nível de conhecimento e ir além das manchetes e sair do lugar comum?

O sonho de viver em segurança, sem medo, com total liberdade não pode morrer por conta de alguns obstáculos. E o que são os obstáculos senão desafios que a vida nos impõe para ultrapassarmos?

Se ainda vale a pena mudar para Portugal? Sim, não só vale a pena como este é o melhor momento para cruzar o oceano.

O que motiva os brasileiros a saírem do Brasil e o que os atrai a mudar para Portugal não mudou e não deve mudar nos próximos anos. Mas hoje é preciso mais cautela e mais planejamento.

Nunca pare de sonhar!

Uma semana incrível, repleta de esperança e realizações.

Beijo gigante!

Pati.