Oi queridos, tudo bem?
Como é que vocês estão nesta terça-feira?
Hoje eu quero conversar com vocês sobre um assunto muito importante referente ao financiamento de um imóvel em Portugal: a taxa de esforço.
A taxa de esforço nada mais é do que a porcentagem dos rendimentos que é destinada ao pagamento de prestações do financiamento imobiliário. Na prática, a taxa de esforço mostra o peso que o total das prestações terão no seu rendimento mensal.
A taxa de esforço é um instrumento que as instituições financeiras usam para medir a sua capacidade de endividamento e avaliar o risco de cada cliente. Pode mesmo ser a diferença entre ter, ou não, o crédito aprovado e é fácil compreender o porquê.
Quanto mais alta for a taxa de esforço, maior é o risco de o cliente não conseguir pagar as prestações do financiamento imobiliário. Em média, os bancos portugueses operam com uma taxa de esforço de até 35% do comprometimento da renda. E isso vale também para os agregados familiares.
A boa notícia é que financiar um imóvel em Portugal está cada vez mais fácil e mais atrativo. Hoje já é possível dar apenas 20% de entrada e financiar os 80% restantes do valor do imóvel.
Um detalhe que faz toda a diferença: a taxa de juros praticada pelos bancos portugueses é infinitamente menor que a taxa de juros para financiar um imóvel no Brasil. Além disso, comprar um imóvel em Portugal pode ser mais barato do que optar pelo seu aluguel.
Nos últimos meses os aluguéis subiram muito em Portugal em função da alta procura e da baixa oferta. Definitivamente hoje é possível encontrar valores das prestações de um financiamento imobiliário bem menores que os valores dos aluguéis.
Se você está pronto para adquirir um imóvel em Portugal, seja para investir ou para morar, nós podemos te ajudar através do serviço de financiamento e compra de imóveis.
Descubra os benefícios de contar com a nossa assessoria especializada: https://jornadaportugal.com.br/compra-imovel/
Beijo gigante!