Oi queridos, tudo bem?
Como é que vocês estão nesta quinta-feira?
No próximo dia 5, começará em Portugal, um projeto-piloto ousado: a semana de quatro dias de trabalho. Promovido pelo Governo, contará com a participação de 46 empresas e vai envolver 20 mil trabalhadores. O Estado suportará as despesas com esta adaptação até um teto de 350 mil euros.
O projeto tem como objetivo a avaliação da semana de quatro dias, com a correspondente redução do número de horas de trabalho, sem diminuição do salário.
É dirigido às entidades empregadoras e respectivos trabalhadores que queiram aderir voluntariamente, de acordo com a portaria publicada em Diário da República.
As entidades que se inscreverem no projeto serão avaliadas antes, durante e após o programa, através de indicadores relativos à empresa, como a produtividade e custos, e aos trabalhadores, incluindo a saúde e bem-estar.
O IEFP – Instituto de Emprego e Formação Profissional assumirá os encargos e as despesas associadas ao desenvolvimento do projeto-piloto.
A semana de quatro dias de trabalho já foi testada no Reino Unido, na Bélgica, Espanha, Islândia, Suécia e Japão. Agora, Portugal junta-se aos países que consideram a iniciativa como o futuro da produtividade dos trabalhadores e do equilíbrio entre trabalho e vida privada.
Os defensores da semana de trabalho de quatro dias sugerem que, quando implementada, a satisfação dos trabalhadores aumenta, e o mesmo acontece com a produtividade.
Definitivamente é um grande passo que Portugal dá nas relações de trabalho e na ampliação da qualidade da sua população.
Beijo gigante!