Como é que você está nesta segunda-feira?
Eu espero que você tenha passado um feliz Dia das Mães ao lado da sua mãe. Se ela já virou estrelinha, como a minha mãezinha, experimente a vivência de senti-la dentro de você. As mães podem até partir, afinal esse é um processo inevitável da vida, mas um pedacinho delas sempre fica dentro de nós.
Estou escrevendo esse post já em solo brasileiro.
Sim! Mega empolgada para o Workshop Portugal Sua Casa, que vamos realizar a partir de amanhã e até o dia 18, no Rio de Janeiro.
Se você tem interesse em adquirir um imóvel em Portugal, não deixe de participar do evento. Ainda temos vagas disponíveis para o dia 18. Preencha o formulário neste link: https://bit.ly/EventoIMOBRJ
Ah, que delícia é estar novamente no Rio!
Desde que voltei a desembarcar no Brasil por conta dos nossos eventos, tem sido um mix de sentimentos vivenciar esses momentos únicos, repletos de novas descobertas.
Eu fui morar em Portugal, foi uma escolha consciente, mas eu jamais vou deixar de amar o Brasil, o país em que eu nasci, cresci, construí a minha carreira, formei meu círculo de amizades e a minha família linda. Eu sou e serei eternamente grata a tudo de bom que o Brasil me ofereceu.
Mas, como diz a canção, “tudo muda o tempo todo, no mundo…e nada do que foi, será…”. Eu tenho muito claro que a única coisa permanente na vida é a mudança. É por isso que estou sempre aberta a novas experiências e a novos desafios. Não sou aquela que fica sentada na zona de conforto, até porque quem me conhece sabe que eu sou ligada no 220V!!!
Enquanto tudo o que o Brasil tinha para me oferecer fazia sentido para a minha vida, eu escolhi permanecer neste país bonito por natureza. Mas quando o que eu buscava para minha vida deixou de fazer sentido no Brasil, eu escolhi mudar, literalmente, de país.
Eu acredito que esse processo funciona como um casamento. Se o relacionamento não está bom, é preciso terminar e trocar. O meu relacionamento hoje com o Brasil é mais ou menos dessa forma. Foi bom enquanto durou, a gente se separou, mas continuamos amigos porque temos vínculos muito fortes.
Hoje Portugal é o meu novo lar, onde vivo em paz, sem medo, com total tranquilidade e com o sentimento de liberdade. Eu encontrei em Portugal tudo aquilo que eu buscava, tudo aquilo que o Brasil já não tinha mais condição de me oferecer.
Eu acredito que você, (**), deve estar vivendo hoje o mesmo sentimento que eu experimentei há seis anos, quando resolvi mudar para Portugal. O que eu posso te dizer com a mais absoluta franqueza é: não tenha pressa, dê um passo de cada vez e planeje a sua mudança para conseguir fazer essa trajetória com segurança e de forma legalizada.
É como um jogo de tabuleiro. Uma hora a gente avança mais casas, outra hora anda mais devagar, mas a linha de chegada está lá à nossa espera. O tempo de cada um é diferente e não podemos nos espelhar no planejamento dos outros para não correr o risco de gerar angústia e ansiedade. Afinal, o planejamento de mudança para Portugal precisa ser um processo que traga esperança e a certeza que a sua vez vai chegar.
É exatamente por isso que eu estou aqui: para te ajudar, te orientar, estender a mão e ser o seu guia para que a sua trajetória seja feita de forma segura e legalizada. Nesta semana os alunos da 15ª turma da Jornada Portugal terão contato com novos mentores que ampliam o nível de conhecimento do processo de mudança.
Aliás, particularmente, essa nova turma da Jornada Portugal está voando! Eu espero que você possa participar da próxima turma e venha fazer parte da nossa grande família de Jornadeiros.
Ninguém solta a mão de ninguém!
Antes de terminar, eu quero deixar o link para uma entrevista que eu concedi ao portal R7 que é super importante você ler para ampliar o seu nível de conhecimento sobre o processo de mudança para Portugal: https://bit.ly/IMPRENSAR71405
Bora desarrumar as malas e começar uma semana incrível com muitos encontros promissores aqui no Rio de Janeiro!
Beijo gigante!
Pati.